Para o efeito, está a ser preparada a estratégia Confianza Colômbia, que é o plano de investimento econômico e adaptação às situações climáticas nas regiões rurais do país, conforme detalhado pela Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Jhenifer Mojica.
A responsável explicou que são injetados recursos do orçamento nacional de cerca de 509 bilhões de pesos (cerca de 134 milhões de dólares ao câmbio atual), destinados à alavancagem do crédito e à gestão do risco como medidas de assistência técnica, apoio e processos de previsão necessários para dar confiança aos produtores.
Os relatórios de previsão climática fornecidos pelo Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais preveem que entre junho e julho deste ano, o La Niña chegará ao país sul-americano, que se caracteriza por um aumento considerável da precipitação.
Face a esta previsão, o programa Confianza Colômbia procura evitar a reversão do crescimento alcançado no setor agrícola e assenta em três eixos principais: apoio à produção, transformação produtiva sustentável e fortalecimento da associatividade.
Por sua vez, o Vice-Ministro da Agricultura, Germán Guerrero, especificou que alguns dos recursos mobilizados para apoiar a produção agrícola serão utilizados para a compra de sementes, insumos e fertilizantes, assistência técnica e gestão do solo, entre outros.
jf/ifs/cm