Ambas as partes manifestaram seu interesse em geminar vínculos para facilitar o intercâmbio de conhecimentos, a gestão imobiliária em zonas de expansão turística e o desenho de cenários comuns para o desenvolvimento das regiões fronteiriças.
O diretor-geral da Agência Nacional de Terras Turísticas (ANFT) da Argélia, Mehnaoui Salim, sublinhou que a colaboração com o seu homólogo tunisino permitirá adquirir experiências em benefício de futuros investidores.
O compromisso foi selado esta sexta-feira durante a celebração em Argel do Salão Internacional do Turismo e das Viagens (SITEV), que conta com a participação de cerca de 300 expositores e representantes de 25 países.
Segundo o responsável argelino do sector, Mokhtar Didouche, o país recebeu mais de 800 mil visitantes estrangeiros no primeiro trimestre do ano, num cenário de expansão dos investimentos e das ligações com os operadores turísticos.
Atualmente, estão em preparação cerca de 800 projectos para a chamada indústria do lazer, dos quais 60 são concluídos por ano, o que equivale a 6 mil camas, disse o responsável ontem na abertura da feira.
Antigas cidades fortificadas, ruínas romanas e as areias do Saara fazem deste território africano um local potencialmente atrativo para turistas de todo o mundo, dizem os especialistas na matéria.
As localidades de Constantine, Oran e a capital Argel, os antigos postos avançados romanos de Djemila e Timgad, ambos Património da Humanidade, ou os mares de dunas dos Grandes Ergs que colidem com os maciços de arenito de Hoggar e Tassili n’Ajjer podem ser particularmente atraentes.
rgh/mjm/glmv