Lo Surdo destacou que em sua recente visita ao país caribenho, organizada pela EBM WORLD Cuba e patrocinada pela TravelNet, Color Travels e pela agência italiana Comunque Viaggi, teve a oportunidade de tocar em eventos importantes como a Feira Internacional de Turismo (FitCuba) e Cubadisco 2024.
O virtuoso músico participou de 2 a 5 de maio no FitCuba 2024, realizado no arquipélago Jardines del Rey, e também entre os dias 11 e 15 deste mês no Cubadisco 2024, realizado em Havana.
“Na FitCuba tive a oportunidade de fazer algumas apresentações. Foi uma feira muito bem organizada e acima de tudo, o local onde foi realizada, Cayo Coco, me pareceu um paraíso terrestre. ” ele disse.
Destacou também as suas atuações no Cubadisco e expressou que “estou muito feliz por ter tocado na sua festa inaugural, no Teatro Nacional de Cuba, juntamente com a Orquestra Sinfónica desse país”, onde inclusive pôde interpretar música tradicional de Cuba. a Ilha ao lado do famoso tresero Pancho Amat, uma experiência que descreveu como “incrível”.
Referiu-se também às suas atuações em outros espaços, como o Centro Cultural Maxim Rock no dia 12 de maio, bem como nos salões do Pavilhão Central de Cuba no dia 14, onde a recepção do público foi espetacular e inesquecível.
O renomado instrumentista de 24 anos foi considerado pela revista especializada Rolling Stone como o mais rápido da história enquanto a publicação GuitarraMX dedicou sua capa a ele e ele foi incluído no importante livro Rock Memories junto com The Beatles Pink Floyd Jimi Hendrix e John Lennon.
Uma das duas guitarras utilizadas nesta turnê foi entregue por Lo Surdo ao Museu Nacional de Música de Havana, a segunda doada para conservação depois daquela entregue em fevereiro de 2024 ao Museu de Música Sigal, nos Estados Unidos, que preserva instrumentos de celebridades como Wolfgang Amadeus Mozart e Frederick Chopin.
“Gostaria de voltar a Cuba para uma nova digressão e tenho a certeza que num futuro próximo isso voltará a acontecer”, disse o guitarrista italiano, que agradeceu aos patrocinadores desta visita, bem como a “todas as pessoas que estiveram no meu concerto”, e dirigindo-se ao público cubano garantiu: “Até breve!”.
mem/ort / fav