Há progresso em todas as linhas de operações táticas, e o inimigo recuou de oito a nove quilômetros em áreas importantes da província de Kharkov como resultado de operações ativas, disse Belousov ao discursar em uma reunião da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO).
Belousov acrescentou que 28 localidades foram libertadas este mês graças às ações “corajosas e profissionais” dos militares russos. Até agora, neste ano, o exército russo ampliou seu controle sobre 880 quilômetros quadrados de território, disse ele.
Durante seu discurso, Belousov lamentou a posição do Ocidente, que está empenhado em aumentar e atrasar a resolução do conflito.
Eles estão fazendo de tudo para atrasar e aumentar o conflito armado na Ucrânia. Desde fevereiro de 2022, Kiev recebeu mais de 278 bilhões de dólares em ajuda militar, técnica, financeira e humanitária, disse o ministro da defesa russo.
Belousov lembrou que o Ocidente está fornecendo armas às pressas, compartilhando inteligência, treinando militares ucranianos e recrutando mercenários.
Com o envolvimento de consultores e especialistas da Organização do Tratado do Atlântico Norte, atos de sabotagem estão sendo preparados e armas ocidentais estão sendo usadas para causar danos aos residentes e à infraestrutura civil na Rússia, disse ele.
jha/gfa/bm