No Sports Dome desta capital, as jovens da maior ilha do Caribe derrotaram a Costa Rica em três sets (25-16, 25-22 e 25-18) na véspera, depois de terminarem em quarto lugar (último, sem sucessos e três perdas) na chave A.
A técnica das Antilhas, Carina Menés, disse à Prensa Latina que nesta categoria há cinco atletas que se repetirão no próximo Campeonato Continental Sub-19, de 12 a 20 de julho em Honduras.
Mencionou Salet Castillo de Pinar del Río, um dos mais altos e com mais perspectivas; Dayrisenia Martínez de Havana; a Artemiseña Yesica de la Caridad Brito; e Ashely Simón de Guantánamo.
Ele explicou que trabalham principalmente na parte técnica, já que na prova anterior da Confederação Norte-Americana, Centro-Americana e Caribenha de Voleibol (Norceca) terminaram em sexto lugar, quando a recepção falhou.
Não planejávamos vir para esta luta, devido à localização passada, frisou Menés, acompanhado pelo chefe da delegação e também atuando como segundo em comando, Omelio Castillo.
Mas nos convidaram e rapidamente nos preparamos, comentou o treinador, que também conta com o fisioterapeuta José Ramón Barrisonte no grupo.
Estamos em treinamento, disse ele. Agora, acrescentou, caímos no grupo da morte, com mexicanos, peruanos e dominicanos, que se preparam junto com os porto-riquenhos para a próxima Copa do Mundo, de 17 a 24 de agosto.
Temos que continuar treinando para o Sub-19, daqui a apenas seis semanas, com um elenco um pouco mais completo e possibilidades de medalhas, dirigido por Norka Latamblet, uma das morenas do Caribe, enfatizou Menés.
Cuba caiu na abertura aqui justamente contra os mexicanos por 0-3 (17-25,14-25 e 20-25), depois contra o Peru por 1-3 (15-25, 25-19, 18-25 e 17-25) , enquanto no final da preliminar perderam por 0-3 (22-25, 23-25 e 11-25) para a República Dominicana.
Amanhã, na primeira rodada, os de Quisqueya e Venezuela disputarão o terceiro lugar no torneio, vítimas de Porto Rico e Peru nas semifinais desta sexta, que depois lutarão para chegar ao topo do pódio.
A Copa Pan-Americana Sub-17 (f) faz parte do sistema de classificação para o Campeonato Continental Norceca em 2025 e o Campeonato Mundial da Categoria em 2026.
ro/znc/ml