Com uma área total de 403,6 mil metros quadrados, o local atraiu a atenção de sete milhões de pessoas no ano passado, número que se estima aumentar para mais de 10 milhões de visitantes até 2024.
Projetada por arquitetos franceses, esta cidade original pega referências do estilo arquitetônico europeu com elementos locais distintos cuja confluência lhe confere um toque único.
Do lado de fora, convergem empréstimos da arquitetura francesa, referências à cidade belga de Bruges e construções nos estilos russo e gótico, edifícios romanos e cabanas inglesas.
O projeto conta com a chamada Marina de Veneza, aberta ao público em 2015 e onde existem 41 castelos que funcionam como restaurantes, alojamentos, instituições de ensino e renomadas agências de fotografia.
Segundo Wang Fang, colaborador comercial local, os rios da Cidade Aquática Oriental foram construídos com a introdução de água do mar, têm cerca de 1,2 metros de profundidade e são a alma da zona turística.
Desde 2017, é também proprietária da Praça de São Marcos, epicentro de atividades culturais e artísticas, como festivais de música, arte e exposições, e os seus 57 edifícios são uma reprodução fiel da prosperidade do seu homólogo veneziano.
Para o futuro está prevista a construção do Museu de Arte Mundial e da Galeria de Arte Digital, que, juntamente com a abertura de restaurantes temáticos e de indústrias culturais e criativas não patrimoniais, contribuirão para o objetivo de tornar o espaço um centro cultural abrangente. dedicado à educação estética na China.
“Nos próximos 20, 50 ou mesmo 100 anos, à medida que outros edifícios se deteriorarem, os de Eastern Water City serão preservados como históricos. Num futuro distante, este local não terá apenas funções comerciais e turísticas, mas também se tornará um museu de arquitetura”, disse Wang.
A Eastern Water City é um local imperdível em Dalian, pois a singularidade do seu design, o ambiente festivo e o passeio de gôndola, à semelhança de Veneza, fazem dela uma experiência única onde a arte e a modernidade respiram numa arquitetura de fusão visual na qual. duas culturas se reúnem no mesmo espaço.
ro/mpm/elr/ml