O monitoramento promovido pela Prefeitura da Cidade Luz e realizado por laboratório independente abrangerá inicialmente oito pontos, onde serão coletadas amostras, análise que no dia 1º de julho será estendida a 35 sítios do rio patrimônio, um dos protagonistas da citação sob os cinco anéis.
Além de ser palco da cerimônia de abertura, no Sena acontecerão competições de triatlo e paratriatlo e natação em águas abertas, em jogos programados de 26 de julho a 11 de agosto, no caso de sua versão olímpica, enquanto acontecerá o Paralímpico. de 28 de agosto a 8 de setembro.
Segundo a Câmara Municipal, irá publicar um relatório semanal sobre a qualidade da água, o que levanta preocupações sobre o seu atual nível de contaminação, que impossibilita o banho nela.
Esta semana, a organização não governamental Surfrider divulgou um novo relatório confirmando que o Sena não é atualmente adequado para seres humanos nadarem nas suas águas.
No entanto, as autoridades da capital garantem que a situação irá melhorar à medida que o verão chegar e os mecanismos de saneamento forem ativados, até que tudo esteja pronto para os jogos.
Segundo o chefe de Esportes da Prefeitura de Paris, Pierre Rabadan, os resultados não são preocupantes, devido à época do ano e ao fluxo atual do Sena, muito superior ao esperado para o verão durante as Olimpíadas.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, prometeu que se banhará no Sena no dia 23 de junho, se as condições climáticas não o impedirem, enquanto o presidente Emmanuel Macron garantiu que também o fará, embora sem especificar uma data.
ro/wmr/ml