São 90 toneladas de nove ingredientes farmacêuticos ativos (API) fabricados no país do sul da Ásia, informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores com sede em Nova Deli.
O carregamento, que partiu este domingo do porto de Mundra, no estado de Gujarat, será utilizado pelos fabricantes de medicamentos cubanos para produzir antibióticos essenciais em forma farmacêutica de comprimidos, cápsulas, xaropes e injeções, necessários ao tratamento de doenças transmissíveis crônicas, indicou a fonte oficial.
O ministério destacou que a referida assistência reafirma o estatuto da Índia como Farmácia do Mundo e sublinha o seu compromisso com a amizade histórica com Cuba, cujos laços diplomáticos formais celebrarão 65 anos em 2025.
Na quinta-feira passada, depois de uma pergunta da Prensa Latina sobre os efeitos sobre o povo de Cuba de medidas arbitrárias e extraterritoriais como o bloqueio dos Estados Unidos e a designação injusta por Washington da nação caribenha como um Estado que supostamente patrocina o terrorismo, o porta-voz da Índia do ministério das Relações Exteriores, Randhir Jaiswal, confirmou os excelentes laços que unem a Índia e a maior das Antilhas.
Temos laços muito fortes e muito amigáveis com Cuba, confirmou o diplomata do país do sul da Ásia em resposta à agência de notícias latino-americana.
mem/lrd/cm