Durante uma conferência de imprensa com o seu homólogo, Abdullah Bou Habib, o ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou as discussões sobre a guerra israelita na Faixa de Gaza, especialmente o ataque sionista a Rafah.
O ministro iraniano declarou que ambos os ministros estudaram a necessidade de convocar uma reunião de emergência da Organização de Cooperação Islâmica, com o objetivo de adotar uma posição unificada para enfrentar os crimes israelitas e proteger o povo palestino.
Além disso, apoiou a cooperação existente entre os dois países e o propósito da República Islâmica de promover o progresso e a prosperidade para os libaneses.
Por sua vez, o ministro libanês afirmou que a reunião com Baqeri foi realizada no âmbito de consultas bilaterais periódicas sobre assuntos regionais, desenvolvimentos internacionais e questões relacionadas com os laços entre os dois países.
No âmbito da sua visita ao país, o Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano e a sua delegação manterão reuniões com o Presidente do Parlamento, Nabih Berri, e com o Primeiro-Ministro, Najib Mikati.
Baqeri assumiu a liderança do Ministério das Relações Exteriores do Irã após a morte do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, que morreu em 19 de maio junto com o presidente Ebrahim Raisi e outros funcionários em um acidente de helicóptero na região leste do Azerbaijão.
mem/yma/ls