Em uma declaração, o governo nicaraguense descreveu a vitória de Sheinbaum como histórica e afirmou que sua seriedade, firmeza e amor demonstrado por seu país e suas famílias serão fatores decisivos para os novos triunfos do povo mexicano.
“Com admiração e apreço, desejamos a vocês tudo de bom e, é claro, reiteramos nossa disposição de trabalhar juntos em todos os campos, em prol da dignidade, do respeito, da soberania e do direito à paz, à segurança, às culturas e à vida em nossos países”, destacou.
O texto, assinado pelo presidente Daniel Ortega e pela vice-presidente Rosario Murillo, diz que unidos pela história, pela esperança e pela convicção do respeito mútuo, eles reafirmam a fraternidade mesoamericana em valores e vigor que sabem apreciar.
“Sucesso, camarada presidente, no novo mundo de solidariedade e bem comum que estamos construindo”, concluiu.
De acordo com os números oficiais do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos na eleição de domingo.
As reportagens da imprensa citaram a contagem rápida do INE, que mostrou que o desafiante da oposição, Xóchitl Gálvez, o concorrente mais próximo de Sheinbaum, só alcançou uma faixa estimada entre 26,6% e 28,6%.
A presidente do INE, Guadalupe Taddei, destacou que Jorge Álvarez, do Movimiento Ciudadano, ficou em terceiro lugar, com uma porcentagem entre 9,9 e 10,8.
mem/ybv/bm