O evento, organizado pelo Centro Provincial del Libro y la Literatura em Camagüey, contará com a presença de profissionais envolvidos nas Artes Cênicas, às quais o evento é dedicado nesta ocasião.
Em uma entrevista exclusiva à Prensa Latina, Gretel Díaz, chefe da Seção de Crítica, Pesquisa e Literatura da afiliada da AHS, explicou a importância de olhar para o exercício “da crítica, com um jornalismo mais coerente”.
Para fornecer aos participantes do Colóquio ferramentas melhores e mais eficazes, “haverá especialistas como o próprio crítico, Yuris Nórido, que praticou esse jornalismo especializado com diferentes reconhecimentos”, de acordo com Díaz.
O coordenador do Colloquium acrescentou que “eles serão acompanhados on-line por palestrantes como a teatróloga Isabel Cristina López Hanze, que também fará sua contribuição nessa área das artes cênicas”.
Pesquisadores de Holguín, Las Tunas, Santiago de Cuba e Havana também participarão “para nos contar sobre diferentes experiências, como a que a AHS tem em Camagüey com eventos como o Frontera Cero”, disse ela.
O jornalista também disse que o programa será acompanhado de “palestras sobre as diferentes formas de fazer jornalismo de um ponto de vista crítico, além de palcos para debates sobre dança e teatro”.
Colóquios desse tipo possibilitam a evacuação de preocupações “que sempre foram mantidas a partir do jornalismo e da especialização, porque aqueles que geralmente se atrevem a fazer essa crítica são especialistas em artes, mas pessoas que não são exatamente jornalistas, por isso é necessário que eles conheçam o exercício da crítica”, disse ele.
O Colóquio sobre Jornalismo Cultural fortalece essa seção da imprensa cubana, especialmente em uma província como Camagüey, “que é o berço da literatura cubana e muito rica em arte em geral”, concluiu Díaz.
rgh/fam/bm