Autoridades do Ministério da Saúde Pública (Minsap) explicaram que outros temas da reunião estarão ligados à segurança e qualidade dos cuidados médicos, às doenças crônicas e ao seu crescente fardo de mortalidade e morbilidade, e às condições emergentes e reemergentes.
A investigação e inovação também terão espaço dentro do evento, com a formação de recursos humanos.
A V Convenção Internacional Cuba-Saúde 2025 e seus eventos associados: a XVI Feira Saúde para Todos e a II Feira de Turismo Médico e Bem-Estar, estão programados de 21 a 25 de abril de 2025 no Palácio de Convenções de Havana e seu recinto de feiras Pabexpo.
A diretora de Ciência e Inovação Tecnológica do Minsap, Dra. Ileana Morales, disse que o evento científico será realizado sob o lema Cobertura universal de saúde e equidade baseada no paradigma da Saúde Única.
Morales especificou que os participantes avaliarão a inclusão da saúde nas políticas públicas, bem como nas estratégias, organização e bases econômicas que sustentam a atividade sanitária, os novos processos de renovação da atenção primária e suas implicações para os serviços de saúde.
Destacou que acontecerão paralelamente as feiras Saúde para Todos, criadas há mais de 40 anos, e a Feira de Turismo Médico e Bem-Estar, que pela segunda vez reunirá renomadas personalidades e pesquisadores cubanos.
Ambos permitirão mostrar avanços científicos e tecnológicos na área da saúde, tecnologias avançadas e modelos de negócio inovadores, observou ao destacar como nos seus espaços é possível ver amostras de exposições de empresas, universidades e centros de investigação nacionais e internacionais.
O presidente da MediCuba SA, Dr. Armando Garrido, anunciou que serão realizadas sessões de exposição de produtos e serviços, mesas de negócios e assinatura de convênios, além de serem espaços para fortalecer os laços comerciais com outras nações e instituições médicas .
mem/crc/ls