O grupo de 79 investidores das empresas mais importantes de Riade, liderado pelo presidente da Federação das Câmaras de Comércio, Hassan Moejeb Alhwaizy, chegou ontem à noite a Adis Abeba para completar uma visita de três dias durante a qual planejam visitar locais de produção nacionais sírios estrategicamente importantes.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, a agenda de trabalho faz parte dos esforços para explorar as oportunidades comerciais e de investimento do país e um memorando de entendimento deverá ser assinado entre a Câmara de Comércio e Indústria da Etiópia e o seu homólogo saudita durante o fórum.
Este último, especificou a fonte, visa reforçar ainda mais a cooperação económica entre os dois países e abrir caminho para um maior comércio e investimento.
Anteriormente, o grupo visitaram uma exposição que mostra produtos de couro, têxteis, minerais e outros produtos nacionais, além de destinos turísticos da capital.
Na abertura do fórum, o Ministro do Planeamento e Desenvolvimento, Fitsum Assefa, abordou as históricas relações comerciais e de investimento entre a Etiópia e a Arábia Saudita.
Mencionou o início da segunda fase da reforma económica local, cujo objetivo é promover o investimento.
Assefa enfatizou que o seu governo criou um ambiente acolhedor para os investidores estrangeiros, simplificando leis, procedimentos e infraestruturas e, a este respeito, incentivou os investidores sauditas a explorar oportunidades em vários setores, como a indústria transformadora, o turismo, a mineração, as energias renováveis e muito mais.
Participaram também na inauguração do evento os chefes da Agricultura Girma Amente, o Chefe do Turismo Nasise Chali e o Chefe de Estado das Relações Exteriores Mesganu Arga, entre outros interessados.
oda/rmn / fav