23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Feira do livro na Bolívia homenageia poeta cubano

Waldo-Leyva-FIL-Santa-Cruz-Bolivia-1

Feira do livro na Bolívia homenageia poeta cubano

La Paz, 5 de jun (Prensa Latina) A Feira Internacional do Livro de Santa Cruz, Bolívia, homenageará hoje o poeta cubano Waldo Leyva no contexto do XI Encontro de Poesia Cidade dos Anéis, que reúne 57 poetas de oito países.

“O famoso poeta cubano Waldo Leyva, ganhador do Prêmio Casa de América, é o convidado de honra desta 11ª versão do Encontro”, afirma um comunicado entregue à Prensa Latina pela Comissão Organizadora.

O documento acrescenta que junto com Leyva foram convocados escritores da Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Chile, Itália, México e Venezuela.

Segundo a fonte, após ser homenageado nesta quarta-feira como convidado de honra, o bardo cubano falará em mesa de leitura com os colegas Patricia Gutiérrez, Marcelo Canavire, Paura Rodríguez e Tania Ganitsky (Colômbia).

Como culminação do XI Encontro Internacional de Poesia Cidade dos Anéis que começou no dia 3 de junho, no dia 8 de junho Leyva e os demais convidados estrangeiros oferecerão uma leitura em Samaipata, no Centro Cultural La Mexicana, com a participação de moradores daquela cidade e integrantes das oficinas Llamarada Verde e Trueque Poetico.

Nascido em 21 de agosto de 1943 em Remates de Ariosa, Remedios, antiga província de Las Villas, hoje pertencente a Villa Clara, Leyva formou-se em atuação e direção teatral.

Escreveu obras dramáticas e foi diretor fundador do Teatro Universitário da Universidade de Oriente, em Santiago de Cuba.

A epopeia patriótica daquela cidade marcou a sensibilidade do vate, que em 1974 ganhou o Prémio de Poesia no Concurso de Uvero com o seu primeiro livro, Da cidade e dos seus heróis.

Em Granada, Espanha, no dia 15 de maio de 2010, o seleto júri do 10º Prêmio Casa de América de Poesia Americana o declarou vencedor deste prêmio por seu volume El Rumbo de los Días.

Dois anos depois, na Venezuela, sua antologia quando o vidro não reproduz o rosto, ganhou o Prêmio Internacional de Poesia Víctor Valera Mora, do Centro Rómulo Gallego de Estudos Latino-Americanos.

O seu extenso catálogo criativo inclui Da Cidade e dos Heróis (1974), Do Leste de Angola (1976); Com muita pele de gente (1983), El Polvo de los Caminos (1984); O Arranhão da Pedra (1995), Breve Antologia do Tempo (2008); Assonância do Tempo (2009), O Curso dos Dias (2010) e Quando o Vidro Não Reproduz o Rosto (2012).

Ao referir-se a Leyva por ocasião do seu 80º aniversário, o escritor cubano e presidente da Casa de las Américas, Abel Prieto, afirmou que é um grande poeta, um artista plástico surpreendente e um irmão de alma.

Relativamente à Feira Internacional do Livro de Santa Cruz de la Sierra, os seus organizadores informaram esta agência noticiosa que esta se realiza nos pavilhões da Fexpocruz com a presença de 50 poetas, 38 nacionais e 12 estrangeiros.

oda/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES