As perguntas sobre o futuro do primeiro-ministro – e sobre quem seriam os candidatos que estariam pensando em substituí-lo – têm sido feitas há meses.
Agora, de acordo com os dados da pesquisa, 56% dos entrevistados gostariam de vê-lo deixar o cargo, em comparação com aqueles que preferem que ele continue liderando o Partido Liberal do Canadá na próxima campanha.
Apenas 17% acreditam que Trudeau deve permanecer como líder liberal na próxima eleição.
Enquanto isso, outros 18% disseram não ter preferência.
Esses números mostram um declínio constante, mas gradual, no apoio dos canadenses a Trudeau nos últimos anos, observa a pesquisa.
Em dezembro de 2022, quando a Nanos Research realizou uma pesquisa semelhante, 25% apoiavam a continuidade da liderança de Trudeau.
Então, em dezembro de 2023, 55% dos entrevistados disseram que prefeririam alguém que não fosse Trudeau. Outra estatística da pesquisa adverte que as mulheres têm mais probabilidade do que os homens de continuar a apoiar Trudeau.
Nos últimos meses, alguns partidários do Partido Liberal sugeriram publicamente que o primeiro-ministro considerasse planejar sua saída para dar tempo para uma disputa pela liderança, enquanto outros minimizaram a especulação, dizendo que ainda acham que Trudeau carrega a marca Liberal.
Durante todo esse processo, Trudeau sempre disse que não tem intenção de se afastar antes de enfrentar o líder conservador Pierre Poilievre nas urnas em outubro de 2025, no máximo.