5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba legaliza publicidade e patrocínio em meios comunicação públicos

Cuba legaliza publicidade e patrocínio em meios comunicação públicos

Havana, 7 jun (Prensa Latina) O reconhecimento hoje do exercício da publicidade e do patrocínio nos meios de comunicação públicos em Cuba é uma novidade em quase 70 anos, reconheceram executivos de organizações do campo da comunicação na ilha caribenha.

Depois de um extenso processo de consulta que resultou na aprovação da Lei da Comunicação Social – a primeira do país – e dos regulamentos conexos, também foi oficializado no dia anterior o Decreto-Lei 102 sobre a prática da publicidade e do patrocínio.

Estes regulamentos regulam a utilização de anúncios e promoções na rádio, televisão, imprensa escrita e digital, bem como as proibições à sua prática, sublinhada na véspera pelo vice-presidente do Instituto de Informação e Comunicação Social (IICS), Onelio Corderi.

Durante o programa televisivo Mesa Redonda, o diretor destacou na véspera que este instrumento jurídico responde à necessidade de transformar as formas de gestão econômica dos meios de comunicação públicos do país, sem prejuízo da identidade e soberania nacional.

A Lei da Comunicação Social, que entrará em vigor dentro de quatro meses, tem uma abordagem inclusiva e defende os direitos dos cidadãos, desde a esfera organizacional, mediática e comunitária, explicou Corderí.

O vice-presidente do IICS garantiu que a Lei responde a cerca de 17 direitos consagrados na Carta Magna do país e a dezenas de políticas públicas aprovadas nos últimos anos.

Salientou que a regulamentação exige processos de informação e comunicação mais transparentes e participativos, bem como a introdução de regulamentação que a favoreça em todos os órgãos do Estado.

Por sua vez, a presidente da Associação Cubana de Comunicadores Sociais (ACCS), Rosa María Pérez, destacou que a ilha caribenha tem tido uma visão estritamente midiática dos processos de comunicação.

Neste contexto, a Lei visualiza o alcance das organizações e dos seus diferentes públicos, onde se incluem os cidadãos, porque a comunicação é transversal a toda a sociedade, explicou o responsável da ACCS.

Da mesma forma, o sistema público de comunicação conta agora com “um guarda-chuva legal” que permitirá avançar na solução dos problemas estruturais da imprensa cubana, afirmou o presidente da União Cubana de Jornalistas, Ricardo Ronquillo.

Pela primeira vez, os meios de comunicação contam com um instrumento legal que regula a atuação da imprensa, mas também exige o direito à informação pública e incentiva a participação dos cidadãos na agenda mediática, afirmou Ronquillo.

O vice-presidente do IICS, Belkis Pérez, garantiu que existem estruturas em todo o país para implementar a regulamentação e realizar programas de formação com dirigentes da nova organização e outros atores sociais.

Pérez Cruz referiu a existência de cerca de 15 ações de formação para desenvolver competências de comunicação nos cidadãos, nas instituições, nos centros educativos e em todos os atores econômicos, procurando elevar a cultura comunicacional do país.

jha/lld/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES