O poço desmoronou na última segunda-feira no remoto distrito de Shiroro, no estado de Níger, depois que fortes chuvas amoleceram o solo, e os esforços de resgate foram inicialmente dificultados por gangues criminosas.
Fontes médicas já relataram a morte de um trabalhador, enquanto mais de 30 ainda estão desaparecidos, e alguns moradores locais falam de até 44 homens soterrados, mas esse número ainda não foi confirmado.
De acordo com a Agência de Gerenciamento de Emergências do Estado naquela região da Nigéria, a expansão da trincheira profunda para localizar os trabalhadores presos tem sido difícil.
A mina desmoronou no primeiro dia de trabalho e há uma grande tensão entre as famílias dos soterrados.
O distrito de Shirororo está supostamente em uma área rica em ouro, tantalita e lítio, onde grupos armados também estão ativos na invasão de vilarejos e no sequestro de moradores para obter resgate.
A mineração artesanal nos distritos de Shiroro, Manya e Rafi é proibida pelas autoridades, mas os garimpeiros continuam seu trabalho, apesar do perigo da renda que ela proporciona e do abandono forçado de suas casas de fazenda por bandidos.
rgh/fvt/bm