As informações do BCV indicaram que, com essa porcentagem, a inflação acumulada nos primeiros cinco meses de 2024 atingiu 7,8% e a inflação acumulada anual atingiu 59,2%.
Os itens com o maior aumento no período foram alimentos e bebidas não alcoólicas (1,9%), seguidos por serviços de educação (1,8%), restaurantes e hotéis (1,8%), bens e serviços diversos (1,3%), vestuário e calçados (1,3%), saúde (1,1%) e transporte (1,0%).
O presidente Nicolás Maduro anunciou em 1º de junho que, no final de maio, a Venezuela teve a inflação mais baixa dos últimos 20 anos.
Em uma reunião com as estruturas do Partido Socialista Unido da Venezuela em Maracaibo, no estado de Zulia, no noroeste do país, o presidente disse que esse Índice de Preços ao Consumidor é baseado “no trabalho e na produção”.
“Posso anunciar hoje, aos empresários, aos trabalhadores e ao país, que em maio a Venezuela teve a inflação mais baixa desde 2004”, enfatizou.
O presidente lembrou que, em 2019, a inflação chegou a 329.000% e enfatizou que o país conseguiu resistir a ela com “coragem, moral, espírito e porque as pessoas disseram que ninguém desiste aqui e ninguém desistiu, e vamos seguir em frente”, acrescentou.
rgh/jcd/bm