Sancti Spíritus, Cuba, 7 jun (Prensa Latina) A vice-primeira ministra Inés María Chapman realiza hoje uma visita de trabalho a diversas zonas agrícolas do norte e do sul dessa província central cubana, onde se reúne com dirigentes e trabalhadores.
A também integrante da Mesa Política do Comitê Central do Partido está acompanhada pelo governador da província, Alexis Lorente, bem como por dirigentes do setor agrícola e autoridades locais.
A turnê começou na área agrícola de Batey Colorado, da Empresa Agroindustrial de Granos Valle del Caonao, no município de Yaguajay, ao norte, um dos celeiros do território do Espírito Santo.
Lá ele conheceu os projetos de desenvolvimento da empresa voltados para a autossuficiência local e contribuições para a província, em áreas de alta demanda, como milho e soja usados na produção de ração animal.
Celso Diaz, diretor da entidade, explicou que no vale são plantados cerca de 38 hectares de milho transgênico e cerca de 14 de soja, além de outras culturas de ciclo curto essenciais para atender à demanda da população.
Aqui, disse ele, mais de 500 hectares são protegidos por irrigação, com o uso de máquinas de pivô central (fregat) e novos sistemas recebidos por meio de colaboração internacional.
O vice-primeiro-ministro elogiou as estratégias de trabalho do coletivo comprometido com o cumprimento da estratégia nacional e as necessidades da população, e se interessou pelo uso de fertilizantes orgânicos, alternativas às atuais restrições de recursos.
De acordo com o programa, à tarde ela visitará o município de Sancti Spíritus, onde está localizada a maior represa do país, La Zaza, que atualmente tem reservas de água escassas.
mem/rga/mb