A primeira produção será exibida no teatro Acapulco desta capital e aborda a história de Ramona, uma mulher de quarenta anos que vive num contexto profissional e pessoal tenso e precário, numa localidade da costa galega.
Matria, de Álvaro Gago, tem origem num curta-metragem homônimo que valeu a este realizador um prémio no festival de Sundance.
Gago inspirou-se numa anedota que viveu de perto para realizar este pequeno audiovisual, no qual intervém Francisca Iglesias Bouzón, a verdadeira protagonista da história.
Foi importante trazer essa história para a tela porque precisamos que pessoas como Ramona dêem um passo à frente, afirmou certa vez o diretor.
Ele acreditava que em Matria coexistiam o peso da realidade e a influência do mito, o caráter de uma região e a universalidade da sua natureza, a história pessoal de uma mulher e a de todo um território.
Saben aquell, de David Trueba, terá estreia no cinema 23 e 12, onde o público ficará mais próximo dos primeiros anos da carreira do comediante Eugenio.
Eugenio Jofra, um jovem joalheiro, aprende a tocar violão para acompanhar Conchita, iniciando assim a carreira musical de Els dos, destaca a sinopse.
Quando Conchita está ausente de Barcelona por duas semanas, ela o convence a fazer as apresentações sozinho, o que o torna um fenômeno do humor underground na cidade, acrescenta.
O Festival de Cinema Espanhol, inaugurado no dia 1 de junho, convida à descoberta da sétima arte ibérica através de filmes premiados em vários festivais internacionais, e propõe ainda uma abordagem a destacados cineastas, atores e argumentistas convidados.
Nesta ocasião contou com o intérprete Patrick Criado, que faz parte do elenco da série Las noches de Tefía; La Dani, protagonista do filme Te estoy amando locamente, que abriu o evento; e Brays Efe, famoso por seu papel na série Netflix Paquita Salas.
Também Javier Ruesga, conhecido por Más de 100 mentiras y Campamento Albanta; Joan López, diretor do Festival de Cinema Rural Juneda PLA, dedicado a reivindicar, divulgar e celebrar o cinema que dialoga com esse ambiente; e Arturo Menor, diretor do documentário Iberia, Naturaleza Infinita, também apresentado no concurso.
rgh/amr/hb