A empresa responsável por séries cult, como Neon Genesis Evangelion e Tengen Toppa, Gurren Lagann entrou com um pedido de falência no Tribunal Distrital de Tóquio em 29 de maio e confirmou nesta sexta-feira que está declarando falência após várias tentativas fracassadas de se manter à tona.
Um escândalo de fraude fiscal na década de 1990, más decisões financeiras, processos judiciais milionários, falta de pagamentos aos criadores, conflitos jurídicos com o Studio Khara, empresa criada por Hideaki Anno, um dos seus fundadores, e a prisão em 2019 do seu então representante o diretor Tomohiro Maki por agressão sexual acelerou o colapso do estúdio.
Gainax tem sido uma história viva da animação japonesa desde a sua fundação em 1984, e sua excelente produção de obras originais, abordagem inovadora e exploração de temas complexos influenciaram enormemente a indústria de anime nas últimas décadas.
Em seu catálogo estão obras de Nadia: O Segredo da Pedra Azul (1990), FLCL (2000) e Neon Genesis Evangelion (1995).
Este último, criado por Hideaki Anno, tornou-se um fenômeno cultural que engloba séries, filmes e videogames, redefinindo o anime mecha e deixando uma marca indelével na cultura pop com sua mistura de ficção científica e diversos elementos de filosofia, psicologia e religião.
O Studio Khara, manifestou em comunicado nas suas redes sociais o seu desconforto pela situação que se encontra com 40 anos de história, mas ao mesmo tempo garante que ajudará a transferir os direitos das obras às empresas e criativos interessados.
Um adeus triste, mas não inesperado, para uma das maiores e mais importantes empresas do ramo, cujo legado e contribuições não serão esquecidos.
mem/mml/les/hb