Os dois lados aproveitaram a ocasião para rever o programa de intercâmbio que une as duas nações, fundamentalmente nos setores de cooperação ligados à vida política, diplomática, comercial e cultural, de acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Angola.
Durante a audiência, o diplomata cubano fez alusão à 40ª edição da Feira Internacional de Havana (Fihav), que será realizada em novembro próximo no recinto da Expocuba, considerada a maior feira do Caribe e uma das mais representativas da América Latina.
León disse que poderia ser uma excelente oportunidade para as empresas angolanas, pois é um evento multissetorial, propício para negócios, reuniões de negócios, seminários, conferências e fóruns de investimento.
Angola e Cuba mantêm relações de cooperação em diversas áreas, principalmente nos setores de saúde e educação.
Os intercâmbios são mantidos no mais alto nível, como evidenciado pela visita em agosto passado do presidente do país caribenho, Miguel Díaz-Canel, a Luanda, quando três novos acordos foram assinados entre os dois países.
Enquanto isso, em setembro de 2023, o presidente angolano João Lourenço esteve em Havana, onde participou da Cúpula do Grupo dos 77 mais a China, organizada pela ilha.
Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 15 de novembro de 1975, quatro dias após a independência de Angola, e um ano depois assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que deu origem à Comissão Bilateral.
ro/kmg/bm