O Presidente aterrissou no aeroporto de Berlim acompanhado pelo Ministro da Energia, Diego Pardow; pelo Ministro da Economia, Nicolás Grau; pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Aisén Etcheverry; pelo chefe do Ministério da Justiça, Luis Cordero, e por uma delegação parlamentar, empresarial, acadêmica e científica.
Nosso objetivo é aprofundar os laços bilaterais e continuar avançando na promoção dos direitos humanos e nos acordos de colaboração que beneficiam nossos povos em questões econômicas, energia limpa, novas tecnologias e inovação astronômica, disse Boric em sua conta oficial na rede social X.
Em sua visita à Alemanha, que também o levará a Munique (sul), o chefe de Estado chileno se reunirá com o chanceler alemão Olaf Scholz, que o receberá com honras militares e com quem discutirá toda a gama de relações bilaterais e econômicas.
Amanhã, ele deverá manter um diálogo com seu colega Frank-Walter Steinmeier, no qual promoverá o potencial de seu país para o investimento alemão e explicará sua agenda para uma transformação socioeconômica justa no Chile, de acordo com o programa da visita.
Ele também visitará o Portão de Brandemburgo na capital e, finalmente, em Munique, na quarta-feira, ele se reunirá com as autoridades da Baviera, participará de uma conferência com empresas iniciantes e visitará a sede do Observatório Europeu do Sul.
As relações bilaterais entre os dois países foram impulsionadas desde 1990 e, atualmente, os dois lados descrevem o diálogo político bilateral como “estreito”, “desenvolvido em uma atmosfera de total confiança mútua”.
ro/ehl/bm