O evento, como o próprio nome sugere, unirá teoria e prática e é copatrocinado pelo Instituto Cubano de Pesquisa Cultural Juan Marinello, que, junto com a AHS, se concentrará em crítica literária, performance e artes visuais.
O evento será acompanhado de um curso de pós-graduação e de um encontro com os participantes para socializar experiências no campo da crítica, com ênfase nas políticas culturais e no papel da análise aprofundada na mídia.
Especificamente, a sessão de terça-feira começa bem cedo, com o espaço Álbum Café, as palavras de boas-vindas ao fórum e a intervenção da presidente da AHS, Yasel Toledo Garnache.
Em seguida, haverá uma sessão sobre ensaios e crítica literária e, depois, uma sessão sobre crítica na mídia de massa.
A tarde será igualmente cheia, com uma reunião sobre as artes visuais em Cuba, historiografia e outros tópicos, terminando às 16:00, horário local, com a desmontagem de uma obra de arte, um exercício prático que testará habilidades e, acima de tudo, novos desafios.
Na quarta-feira, 12, o Pabellón Cuba retorna com um turbilhão de jovens críticos, bem como especialistas estabelecidos, para discutir a arte em geral: ética, artes cênicas e outras reflexões sobre os desafios atuais em várias manifestações.
mem/dpm/bm