O desenvolvimento destas normas é um marco importante em nossos esforços contínuos para melhorar a atenção à saúde deste setor da população, que representa nosso futuro e é imperativo que os apoiemos para que prosperem, disse Casanni Laville aos jornalistas.
A proposta proporcionará acesso a serviços de saúde equitativos, respeitadores e reactivos, que vão desde os cuidados físicos, mentais e sociais, oferecendo uma abordagem holística aos adolescentes, em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde.
De acordo com a gestora do programa, Lynora Fevrier, a Domínica tem a distinção de ser o primeiro país da região a aplicar estas normas, um passo que considera essencial para colmatar as lacunas na prestação de cuidados de saúde e proteger esta geração do flagelo das doenças não transmissíveis.
Este é um ponto de viragem para os jovens da ilha, pois mostra que o nosso governo ouve e valoriza a saúde deste grupo etário, disse a especialista em saúde juvenil ao Dominica News Online.
Além disso, a estratégia governamental envolve uma série de programas de formação para o pessoal das unidades de saúde em toda a ilha sobre os princípios dos cuidados amigáveis, as competências de comunicação e as necessidades específicas dos adolescentes em matéria de saúde.
rgh/chm/glmv