Numa cerimónia solene no Salão Amarelo do Palácio das Garças (sede do Executivo), Cortizo esteve acompanhado pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Janaina Tewaney.
O primeiro destes diplomatas a entregar os seus documentos foi o representante da China, Xi Xueyuan, que anteriormente, num diálogo com a imprensa, expressou a ideia de contribuir para uma maior cooperação por ocasião do 170º aniversário da chegada dos primeiros colonos da nação asiática ao istmo.
A China, com uma economia em crescimento e uma abertura cada vez maior ao mundo exterior, proporcionará ao Panamá e a outros países do mundo mais oportunidades de cooperação e de ganhos partilhados”, observou.
A nova embaixadora da Argentina, Sandra Pitta; do Equador, Silvia Espíndola; de El Salvador, Iveth Pineda; e da Guatemala, Karla Samayoa, também apresentaram as suas credenciais ao Chefe de Estado.
O novo Embaixador do Reino Unido e da Irlanda do Norte, James Dauris, também entregou os seus documentos.
Sobre este evento, Tewaney revelou que Cortizo aproveitou a oportunidade para falar com os embaixadores sobre a importância das relações bilaterais e da manutenção de laços políticos e comerciais.
Acrescentou que também elogiaram a eleição do Panamá como novo membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em representação da região da América Latina e do Caribe.
rgh/ga/glmv