De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Yi disse isso durante seu discurso na reunião dos ministros das Relações Exteriores do Brics ‘Diálogo com os Países em Desenvolvimento (“Brics+”), que está sendo realizada na Rússia.
Wang disse que o Brics+ é uma importante plataforma de diálogo para os países do Brics e outras nações em desenvolvimento que enfrentam mercados emergentes. Vivemos em uma era de turbulência e caos. Mas, mesmo nesses tempos, eles se tornaram uma bandeira da cooperação Sul-Sul, acrescentando vitalidade e impulsionando o desenvolvimento das pessoas, disse o ministro das Relações Exteriores da China.
Ele alertou que, para manter sua hegemonia unipolar, alguns países reuniram seus aliados para impor sanções unilaterais e construir altas barreiras protecionistas, além de usar meios econômicos e financeiros como armas.
A divisão Norte-Sul continua a se ampliar e a recuperação econômica global enfrenta retrocessos. Mas, ao mesmo tempo, esta também é uma era de uma maré crescente no Sul e de uma renovação de tudo, descreveu Wang.
Ele também reconheceu que a ascensão coletiva dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento promove muito o processo de multipolaridade global.
Uma nova rodada de revolução tecnológica e transformação industrial está em ascensão, e um grande número de países está no caminho rápido do desenvolvimento, incentivou ele.
Na reunião da Rússia, os 10 países do Brics estão realizando intercâmbios com 12 grandes nações em desenvolvimento representativas da região, incluindo Tailândia, Laos, Vietnã, Bangladesh, Sri Lanka, Cazaquistão, Belarus, Turquia, Mauritânia, Cuba, Venezuela e Bahrein.
mem/nvo/bm