O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, falando em uma conferência de imprensa, referiu-se ao anúncio da UE de tarifas sobre veículos elétricos importados da China, o que acabará prejudicando os próprios interesses da Europa.
A China já declarou sua posição em várias ocasiões com relação à investigação antissubsídios da UE sobre os veículos elétricos chineses. O lado europeu está usando esse mecanismo apenas como uma desculpa para impor tarifas adicionais, disse o porta-voz.
Li alertou que tal ação viola os princípios da economia de mercado e as regras do comércio internacional, prejudica a cooperação econômica e comercial entre a China e a UE, bem como a estabilidade da produção global de automóveis e da cadeia de suprimentos.
A autoridade chinesa enfatizou que o protecionismo não tem futuro e que a cooperação aberta é o caminho certo a seguir.
Pedimos que a UE honre seu compromisso de apoiar o livre comércio e se opor ao protecionismo, e que trabalhe com Beijing para proteger a situação geral da cooperação econômica e comercial entre as partes. A China tomará todas as medidas necessárias para proteger firmemente seus direitos e interesses legítimos, concluiu Li.
mem/nvo/bm