5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Obras patrimoniais de Pablo Neruda em livre circulação

Obras patrimoniais de Pablo Neruda em livre circulação

Santiago do Chile, 12 de jun (Prensa Latina) No centenário da primeira edição do livro Vinte Poemas de Amor e uma Canção de Desespero, a Universidade do Chile põe hoje à disposição do público 10 tesouros patrimoniais sobre a obra de Pablo Neruda.

Os textos, que podem ser consultados gratuitamente online, fazem parte do Acervo do Banco Estado sobre o poeta e estão sob a guarda e preservação do Arquivo Central Andrés Bello do centro de estudos superiores.

Uma das joias é o título “20 poemas de amor” impresso na Argentina em 1948, que contém uma fotografia do autor e 21 desenhos do ilustrador Attilio Rosi.

Esta coleção de poemas, que viu a luz do dia pela primeira vez em 1924, lançou o autor à fama com apenas 19 anos e é uma das mais famosas e renomadas de Neruda do século XX em língua espanhola.

Anos mais tarde, em Confesso que vivi, o escritor referiu-se a este livro como “doloroso e pastoral que contém as mais atormentadas paixões adolescentes, misturadas com a natureza avassaladora do sul”.

Entre as peças de grande valor que a Universidade do Chile coloca à disposição do leitor estão também o título que despierte el lumberjack, traduzido para o chinês; Nova canção de amor para Stalingrado; Venho do povo e canto para o povo; e Doce Pátria.

A Coleção do Banco Estado sobre Neruda inclui centenas de peças, a maioria livros, além de autógrafos, convites, notas, rascunhos e fotos do poeta, que foram guardadas pelo estudioso de sua obra Hernán Bravo, informou a Universidade do Chile.

Também conhecida como Casa de Bello, possui ainda um acervo de cerca de cinco mil livros, conchas, discos, jornais e revistas que o próprio autor lhe doou em 1954.

Pablo Neruda (1904-1973) é considerado um dos escritores mais influentes do século passado.

Em 1971 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura “pela poesia que, com a ação de uma força elementar, dá vida ao destino e aos sonhos de um continente”, segundo o júri.

O membro do Partido Comunista, ex-senador e ex-candidato presidencial também morreu poucos dias depois do golpe de Estado de Augusto Pinochet e ainda está aberta uma investigação sobre as alegações de que ele foi assassinado por ordem da ditadura.

oda/car / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES