O evento nesta cidade europeia também servirá de sede para renomear a entidade como ONU Comércio e Desenvolvimento e para reunir líderes mundiais em um fórum de alto nível.
Liderado pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, o evento terá como tema Traçando um novo rumo para o desenvolvimento em um mundo em transformação.
A UNCTAD reconhece que, seis décadas após sua fundação, a economia mundial testemunhou a ascensão do Sul Global, a introdução de uma vasta economia digital e a maior redução da pobreza e da fome na história da humanidade.
O contexto atual confirma a crescente diversidade e descentralização econômica, mesmo quando a humanidade se torna cada vez mais interdependente em escala global.
De acordo com a agência, há uma contradição no coração da globalização, evidente nas crises crescentes que estão encontrando respostas internacionais cada vez mais fracas.
Ao mesmo tempo, alerta para uma tendência preocupante de desaceleração econômica, fragmentação geopolítica e um sistema global que, ao mesmo tempo, conecta e divide, enriquece e empobrece, dá poder e marginaliza.
Nesse contexto, a entidade trabalha por uma profunda mudança de paradigma que inclua tudo, desde saltos tecnológicos, finanças e comércio até uma corrida global pela ação climática.
Ela também alerta para a necessidade de uma melhor definição e medição do progresso, da adaptação, da mudança e da liderança em face de uma ordem mundial em transformação.
Desde sua criação, a UNCTAD tem se dedicado a promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável por meio do comércio e do investimento.
Com uma diversidade de membros, o órgão capacita os países a aproveitarem o comércio para a prosperidade.
Em 1962, a Assembleia Geral da ONU aprovou a criação de uma Conferência sobre Comércio e Desenvolvimento, convocada pelo Conselho Econômico e Social para 1964.
A nova organização foi formalizada naquele ano para promover o comércio para os países em desenvolvimento, estabilizar os preços de suas exportações e remover as barreiras à entrada de países industrializados.
oda/ebr/mb