O Ministro do Trabalho e Competências, Muferihat Kamil, explicou que colocam grande ênfase na formação dos trabalhadores na aquisição das competências necessárias para preencher cargos tanto no país como no estrangeiro, citado pela Agência de Notícias da Etiópia.
Kamil lembrou que fazem os preparativos necessários para enviar mão de obra qualificada para outros países e, além de ministrar formação, certificam os trabalhadores elegíveis. Um total de 314 mil etíopes beneficiaram de emprego no estrangeiro, acrescentou.
Neste sentido, sublinhou, foi feito de forma a que os etíopes contratados tenham proteção de segurança, benefícios e direitos.
Além disso, revelou o ministro, mais de 2,7 milhões de pessoas receberam oportunidades de emprego na Etiópia, como resultado de esforços concertados para criar condições favoráveis para as partes interessadas se registarem e acederem ao mercado através do estabelecimento de um sistema digital. Destacou o ambiente atual de formação técnica e profissional onde os jovens podem converter as suas ideias criativas em produtos tecnológicos.
Neste sentido, relatou a transferência de 76 tecnologias para a produção após apresentar aos jovens empreendedores ideias de trabalho para utilizarem os seus produtos para o crescimento da economia do país.
A criação de mais empregos através do desenvolvimento de novas empresas é reflexo da devida atenção dada ao tema pelo governo, concluiu.
jha/nmr/ls