O presidente escreveu no início da manhã na rede social X: “Feliz Dia dos Pais e obrigado pelo exemplo dos (pais) cubanos que, como Antonio (Guiteras), mecânico termoelétrico, são capazes de enfrentar e superar os maiores desafios da nação, inspirando seus filhos”.
Da mesma forma, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), Esteban Lazo, usou essa plataforma digital para parabenizar os pais em seu próprio nome e em nome dos legisladores cubanos.
A mensagem do também presidente do Conselho de Estado da República de Cuba conclui com uma citação do Herói Nacional, José Martí: “as qualidades dos pais permanecem no espírito dos filhos”.
Por sua vez, o primeiro-ministro Manuel Marrero transmitiu suas felicitações e o abraço fraterno em nome de seu governo.
Outros líderes do governo e do Partido Comunista de Cuba, incluindo o vice-presidente Salvador Valdés e o ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez, também enviaram mensagens no mesmo sentido.
Feliz dia para os pais cubanos, que lutam incansavelmente para preservar as conquistas da Revolução Cubana (1959) e a felicidade de seu povo, escreveu Valdés.
Enquanto isso, Rodriguez distinguiu os homenageados da Chancelaria por sua dedicação e exemplo diário.
De acordo com notas históricas, a primeira celebração do Dia dos Pais em Cuba ocorreu em 19 de junho de 1938 por iniciativa da escritora e artista Dulce María Borrero (1883-1945), que defendeu a generalização desse tributo na ilha.
O reconhecimento da importância do papel da figura paterna na família é comemorado em diferentes datas em todo o mundo, mostrando a diversidade de tradições e costumes.
oda/lld/mb