A SADC será representada pela Secretaria Executiva da SADC e pelos dois estados membros da troika: Angola, República Democrática do Congo (RDC), Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue, enquanto o Serviço Europeu de Ação Externa (EEAS) será a contraparte da UE.
Questões como desenvolvimento humano e sustentável, mudança climática, meio ambiente, comércio e investimento também estarão na pauta.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Angola, espera-se que a sessão de diálogo sirva como uma plataforma para fortalecer as relações entre os dois blocos regionais, bem como para promover a cooperação nas áreas de paz e segurança, comércio e política, com vistas ao crescimento econômico sustentável.
A reunião também analisará o progresso na implementação da cooperação SADC-UE e o pacote de investimentos e programação do Global Africa-Europe Gateway.
Ele também abordará questões globais, continentais e regionais que afetam não apenas a situação de paz e segurança na região, mas também o desenvolvimento e a cooperação.
A última sessão do Diálogo Político Ministerial SADC-UE foi realizada virtualmente em 16 de junho de 2021, e Angola sedia a nova reunião na qualidade de Presidente em exercício da Comunidade.
mem/kmg/bm