Durante sua intervenção no 17º Seminário Internacional de Jornalismo e Turismo (17-21 de junho), Perelló atualizou os presentes sobre as tendências mais relevantes para a região.
Disse que o Grande Caribe, às quais Cuba pertence, são constituídas por 32 destinos turísticos, correspondentes à parte insular, com 36,9 milhões de habitantes, 2 mil 754 quilómetros quadrados de superfície total e 239 mil 681 quilómetros de terreno.
Referiu que se trata de um território muito diversificado, com valores ecológicos, sócio-históricos e culturais. Referiu-se em particular ao sector imobiliário e aos seus activos, quando recordou que em 2009 surgiu no mundo uma crise imobiliária global que se espalhou do Reino Unido para os Estados Unidos.
Comentou que, durante a pandemia da Covid-19, se cometeu o erro de encerrar serviços, que ainda está a ser pago, quando o problema deveria ter sido resolvido e o desenvolvimento turístico deveria ter continuado, a nível global.
Atualmente e durante o primeiro semestre de 2024, os principais destinos turísticos são as Ilhas Caimão, Turcas e Caicos e a República Dominicana para viagens de negócios e, para destinos familiares, Belize, Curaçau e Aruba.
A venda de ilhas para paragens de cruzeiros, a própria indústria de cruzeiros e os alojamentos e ofertas de luxo surgem atualmente como os elementos de destaque na recuperação do turismo global, afirmou.
Além disso, o Caribe dependem do transporte aéreo, também afetado pela pandemia, e as companhias aéreas que registam menos de 72 porcento de ocupação estão agora a cancelar voos. De todas as viagens, 20 porcento dos lugares são atribuídos à interconectividade do Caribe.
Tal como no passado, os Estados Unidos e o Canadá lideram a emissão de bilhetes para o Caribe, atualmente com 12 porcento para os primeiros e 14 porcento para os segundos. No primeiro semestre deste ano, o Canadá registou 37,78 milhões de viagens para fora das suas fronteiras.
Reiterou como tendência que atualmente 65 porcento da expansão do turismo se destina ao segmento de luxo e premium na região. No que diz respeito aos principais destinos do Caribe, com 584 hotéis de quatro e cinco estrelas no total, aparecem as Bahamas, a República Dominicana, a Jamaica, Porto Rico e Cuba.
npg/rfc/glmv