Para a sessão inaugural estão inscritos 45 estrangeiros, especialmente das regiões mencionadas, e delegados locais, tanto da mídia nacional como provincial (a maior participação estrangeira vem da Colômbia, Equador e México).
Do lado cubano participam os membros do Círculo de Jornalistas de Turismo do Sindicato dos Jornalistas de Cuba (UPEC), com representação de todas as províncias deste país.
O seminário é organizado pelo Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, que organiza reuniões, seminários, workshops e cursos sobre este setor ao longo do ano.
Durante o atual Seminário, três dias serão dedicados a debates e palestras, com a participação de importantes palestrantes como acadêmicos da Universidade de Ottawa, no Canadá, o acadêmico cubano José Luís Perelló, e o Diretor de Tecnologias do Ministério do Turismo ( Mintur) desta nação, Pavel Pavón.
Além dos intercâmbios acadêmicos, os participantes visitarão locais de interesse turístico como os restaurantes La Bodeguita del Medio e Floridita, o Museu do Rum Havana Club e o Cabaré Tropicana, e viajarão para o balneário de Varadero, na província ocidental de Matanzas.
mem/rfc/ls