O evento reunirá representantes dessa expressão em Cuba e 21 artistas convidados do Brasil, México, Colômbia, Argentina, Itália, Suíça, Porto Rico, Espanha e Polônia no Salão Tito Junco do Centro Cultural Bertolt Brecht.
A abertura ficará a cargo da companhia Teatro del Cuerpo Fusión, liderada por Maritza Acosta, diretora artística e geral do evento.
Mais tarde, Acosta dará uma palestra sobre a influência do trabalho do mestre Tomaszewski em Cuba, enquanto Mateuz Kowalski, da Polônia, se aprofundará na vida do “pai” da Escola Polonesa de Cartazes.
Em seguida, o espetáculo Entre las flores y el asfalto, de Carlos Rivero e Teatro Físico El Telón de Cali (Colômbia); e Loca de amor, de Nuria Schneller (Argentina).
Em uma recente reunião com a imprensa, Acosta destacou a participação de jovens graduados da Unidade de Ensino da empresa que ele dirige e do grupo Mimo Clan, sob a orientação de Omar Amador.
Convocados por essa expressão autêntica, os criadores se fundirão com maestria em cada encenação e trocarão experiências sobre esse universo comum em workshops e conferências.
Além do tradicional desfile por várias avenidas dessa capital, haverá apresentação de livros, gravuras vernáculas, degustação de pratos com temas ligados ao evento e uma performance do artista cubano Alexis Gutiérrez.
O X Encuentro Internacional de Pantomima é organizado pela Compañía Teatro del Cuerpo Fusión e busca criar um impacto positivo na sociedade por meio da arte dos gestos.
mem/amr/bm