Na sede da União dos Jornalistas Cubanos (Upec), a presidente desta organização não governamental, Norma Goicochea, destacou o papel desempenhado por este órgão de comunicação social na divulgação da verdade da Revolução Cubana e das causas justas da América Latina e do mundo, no meio de circunstâncias difíceis e, muitas vezes, em cenários perigosos.
Os jornalistas que dedicaram a sua vida profissional à agência Prensa Latina foram homenageados pela ACNU, enquanto o Instituto Cubano de Comunicação Social e a Radio Cubana também reconheceram a PL pelas suas mais de seis décadas de trabalho.
O encontro foi também uma oportunidade para o intercâmbio de anedotas de várias gerações de profissionais, que evocaram os tempos de fundação e a evolução histórica da PL, e recordaram os colegas mais destacados que prestigiaram esta agência, que concordaram em descrever como uma grande escola.
No evento, o presidente da Upec, Ricardo Ronquillo, afirmou que Prensa Latina, como plataforma multimédia, e devido à sua articulação internacional, é um ponto de referência essencial na construção do novo modelo de imprensa cubana.
Hoje, como nunca antes, precisamos de um ecossistema mediático alternativo à ordem mundial totalitária da infocomunicação que impõe as suas narrativas”, disse, e destacou o papel da Prensa Latina como pioneira neste esforço, com uma história que descreveu como extraordinária, emocionante e preciosa.
Ao agradecer a homenagem, o presidente da PL, Luis Enrique González, expressou o compromisso dos trabalhadores da agência com os postulados fundadores em defesa da Revolução Cubana.
Fundada em 16 de junho de 1959, a agência noticiosa latino-americana Prensa Latina oferece um serviço de mais de 400 histórias diárias em sete línguas, é a principal plataforma multimédia em Cuba e é também uma das fontes mais consultadas na Internet.
Conta com 35 correspondentes e tem 18 publicações próprias, vários contratos editoriais, serviços de rádio, televisão e publicidade, além de atuar como distribuidor da editora australiana South Ocean.
Faz parte da direção da rede noticiosa Belt and Road Initiative, lidera a plataforma Global South Voices e tem parcerias com mais de 100 agências e outros meios de comunicação social em vários países.
rgh/evm/glmv