22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

As catástrofes naturais ameaçam de extinção milhares de espécies

As catástrofes naturais ameaçam de extinção milhares de espécies

Copenhaga, 18 jun (Prensa Latina) Cientistas da Universidade de Copenhaga, Dinamarca, identificaram 3 mil 722 espécies de répteis, anfíbios, aves e mamíferos em perigo de extinção por viverem em zonas propensas ao impacto de furacões, terremotos, tsunamis e vulcões.

Destacaram também estratégias para evitar estas extinções, como programas de reprodução em cativeiro para aumentar o tamanho da população e a translocação destas espécies, explicou o investigador de pós-doutoramento Fernando Gonçalves, um dos autores do estudo.

Segundo os especialistas, metade destas espécies estão em risco elevado de extinção devido a riscos naturais, e a maioria vive nos trópicos e sobretudo em ilhas tropicais que já sofreram muitas extinções desde a colonização humana.

Acrescentaram que, para ajudar as espécies a resistir aos riscos naturais, algumas podem ser deslocadas para zonas mais seguras e podem ser adoptadas medidas de conservação, como programas de reprodução em cativeiro.

Um exemplo é um papagaio endémico que só existe na ilha caribenha de Porto Rico, de acordo com o artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O papagaio porto-riquenho, outrora muito difundido mas agora ameaçado de extinção devido à atividade humana e aos furacões, está a ser protegido através da criação em cativeiro e de esforços de reintrodução em Porto Rico, disse Gonçalves.

Os autores pretendem que o seu estudo vá além da simples listagem de espécies em risco devido a catástrofes naturais e encoraje análises que explorem e compreendam impactos ecológicos mais amplos, como a perda de interacções entre estas espécies e os seus ambientes.

Dado que muitos aspectos vitais dos ecossistemas, como a polinização e a dispersão de sementes, dependem fortemente das interacções entre organismos vivos, a perda dessas interacções pode ter consequências significativas, sublinhou.

A perda destas interacções pode ter consequências significativas, sublinhou, o que pode levar a um declínio mais rápido do número de espécies e a uma diminuição das funções dos ecossistemas. Não estamos a perder apenas uma espécie, mas uma multiplicidade de funções do ecossistema que estas espécies proporcionam”, afirmou o investigador.

rgh/lpn/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES