27 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líder cubano homenageia combatentes internacionalistas na África Sul

Líder cubano homenageia combatentes internacionalistas na África Sul

Pretória, 18 jun (Prensa Latina) O vice-presidente cubano Salvador Valdés Mesa honrou hoje a memória dos combatentes internacionalistas da ilha caribenha que tombaram nas lutas pela independência das nações africanas no Parque da Liberdade, na capital do país.

Em frente ao chamado Muro dos Nomes, Valdez Mesa depositou uma coroa de flores onde estão gravados os nomes de mais de 2 mil cubanos que deram a vida pela liberdade dos povos africanos.

Na sua visita à África do Sul, o Vice-Presidente é acompanhado por uma delegação composta por Tania Margarita Cruz Hernández, Primeira Vice-Ministra da Saúde Pública; Anayansi Rodríguez Camejo, Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros; e Luis Amorós Núñez, Diretor da África Subsariana do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.

À sua chegada ao Parque da Liberdade, Valdés Mesa foi recebido pela Ministra interina dos Desportos, das Artes e da Cultura, Maropene Ramokgopa, e pelo Vice-Ministro interino dos Desportos, das Artes e da Cultura, Pinky Kekana, bem como pelo Presidente do Conselho de Administração daquele equipamento comemorativo, Embaixador Bheki Langa.

Na ocasião, o Vice-Presidente manteve um encontro com membros da missão diplomática de Havana em Pretória, colaboradores cubanos das diferentes brigadas que trabalham na África do Sul, cidadãos residentes e representantes do movimento sul-africano de solidariedade com a ilha caribenha.

Entre outros oradores do evento, Kekana sublinhou que as relações bilaterais se baseiam na solidariedade humana e nas lutas pela liberdade, destacando a contribuição de Cuba para o fim do regime do apartheid.

Ratificou ainda o apoio da África do Sul à luta contra o bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos ao povo cubano.

Nas suas palavras, a Vice-Ministra em exercício sublinhou que, no atual contexto sul-africano, marcado pelo estabelecimento de um Governo de Unidade Nacional, o povo de Cuba “continua a ser nosso amigo”.

As possibilidades de cooperação entre os dois países, sublinhou Kekana, continuam a ser prometedoras.

Durante o diálogo, Valdés Mesa recordou os estreitos laços de amizade e de cooperação entre as duas nações e apresentou uma panorâmica da situação atual em Cuba.

Nas suas palavras, explicou as afectações que pesam sobre o povo cubano em consequência do bloqueio norte-americano, principal obstáculo ao seu crescimento económico, o que faz com que a atual economia cubana seja, de facto, uma economia de guerra.

Ao mesmo tempo, agradeceu à África do Sul pelo seu apoio na luta contra este cerco e pelo seu apoio na denúncia da inclusão de Cuba na lista unilateral de Washington de Estados patrocinadores do terrorismo.

Denunciou também a inclusão unilateral de Cuba, por parte de Washington, entre os países presumivelmente patrocinadores do terrorismo, e sublinhou a necessidade de denunciar esta ação e exigir a retirada da nação antilhana desta lista arbitrária.

Valdés Mesa encontra-se na África do Sul para assistir à tomada de posse do Presidente reeleito da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

rgh/mv/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES