Valdés Mesa foi recebido no Aeroporto Internacional O. R. Tambo de Joanesburgo pela Ministra da Educação Básica, Angie Motshekga.
O vice-presidente cubano chefia uma delegação oficial que inclui também Tania Margarita Cruz Hernández, primeira vice-ministra da Saúde Pública, e Anayansi Rodríguez Camejo, vice-ministra das Relações Exteriores.
Da mesma forma, Luis Amorós Núñez, diretor da África Subsaariana do Ministério das Relações Exteriores de Cuba.
Está previsto, segundo o programa da visita, que, durante a sua estadia na África do Sul, Valdés Mesa se reunirá com colaboradores cubanos no país, nacionais residentes, bem como com figuras políticas da nação africana.
A visita também ocorre no contexto da comemoração dos 30 anos de relações diplomáticas bilaterais.
Como traço distintivo, o estabelecimento oficial destes vínculos foi registrado durante a visita do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, em 1994, para participar da posse do recém-eleito presidente Nelson Mandela.
Os contatos entre os dois povos começaram em 1961, recordou o embaixador cubano em Pretória, Enrique Orta González por ocasião do aniversário, quando jovens sul-africanos das forças anti-apartheid começaram a chegar a Cuba para receber cuidados médicos ou formação profissional em medicina e ciência.
Eles constituíram o primeiro grupo de muitos que nas décadas seguintes receberam treinamento militar e médico em Cuba. Da mesma forma, acrescentou o Embaixador, centenas de quadros do movimento de libertação sul-africano foram treinados na nação antilhana e por cubanos fora do país.
Durante estas três décadas, sustentou, a relação entre Cuba e a África do Sul provou ser um exemplo de sucesso de cooperação Sul-Sul, com impacto direto nos povos de ambos os países e que aprofunda o seu apreço e respeito mútuos.
arc/mv/ls