Só entre janeiro e maio passado, as vendas deste produto ao exterior cresceram 22 por cento face à mesmo período de 2023 e atingiram o valor de 388 milhões de dólares, indicou a Associação de Exportadores e Produtores de Produtos do Mar do Vietname (Vasep).
Embora as exportações de atum inteiro congelado quase tenham triplicado, as de produtos de lombo/filé enlatados, ensacados ou congelados registraram aumentos anuais de 44, 24 e 7 por cento, respectivamente.
Os Estados Unidos e a União Europeia foram os dois principais mercados do atum vietnamita, com 37 e 22 por cento do total das exportações, embora os aumentos mais notáveis tenham sido registrados nas vendas para a Coreia do Sul (66 por cento), Israel (64) e Rússia (58).
No ano passado, o Vietnã tornou-se o quinto maior exportador de atum do mundo, superado apenas pela Tailândia, Equador, Espanha e China.
O valor das exportações de atum vietnamita atingiu bilhões de dólares pela primeira vez em 2022, quando registrou um aumento anual de 34 por cento.
mem/mpm / fav