Os laços sino-malaios estão na vanguarda das relações sino-malaias e são uma referência e um exemplo, enfatizou Li durante uma reunião com seu homólogo e anfitrião, Anwar Ibrahim.
Nos últimos 50 anos, independentemente das mudanças na situação internacional, a China e a Malásia sempre estiveram comprometidas com a amizade sincera, a cooperação ganha-ganha e o aprendizado mútuo, e os laços bilaterais têm avançado constantemente, enfatizou.
A visita de Li à Malásia é a terceira etapa de uma turnê que começou em 13 de junho na Nova Zelândia e continuou na Austrália, onde ele co-presidiu a 9ª Reunião Anual de Líderes China-Austrália com seu colega Anthony Albanese.
Ao anunciar a viagem do primeiro-ministro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, enfatizou que a China e a Malásia são vizinhos tradicionalmente amigáveis, que se enfrentam do outro lado do mar.
Desde o estabelecimento de laços diplomáticos, há meio século, as relações bilaterais têm mantido um sólido impulso de desenvolvimento, com o aprofundamento da confiança mútua estratégica, uma cooperação frutífera de alta qualidade no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota e intercâmbios interpessoais cada vez mais próximos.
Segundo ele, a China e a Malásia são países em desenvolvimento e economias emergentes na Ásia que defendem ativamente os valores asiáticos de paz, cooperação, inclusão e integração, e fizeram contribuições importantes para a paz, a prosperidade e a estabilidade regionais.
Durante sua visita de dois dias à Malásia, o primeiro-ministro chinês se reunirá e conversará com o rei da Malásia, Sultan Ibrahim Sultan Iskandar, e com o primeiro-ministro Anwar Ibrahim, com quem também participará da comemoração do 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
O porta-voz disse que a China espera usar essa visita como uma oportunidade para levar adiante a tradicional amizade com a Malásia, aprofundar e ampliar a cooperação em vários campos, impulsionar a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado e trabalhar em conjunto para que as relações sino-malaias sejam ainda mais brilhantes nos próximos 50 anos.
oda/mpm/bm