22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China adverte Estados Unidos pela intromissão em assuntos internos

China adverte Estados Unidos pela intromissão em assuntos internos

Beijing, 20 jun (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da China alertou hoje que a insistência dos Estados Unidos em usar a força para apoiar a “independência de Taiwan” certamente terá consequências e terminará em fracasso.

A Agência de Cooperação e Segurança de Defesa dos EUA emitiu recentemente um comunicado confirmando duas vendas de drones Switchblade e ALTIUS 600M-V, bem como peças e componentes de suporte para Taiwan, por um total de aproximadamente US$ 360 milhões.

Sobre o assunto, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lin Jian, afirmou numa conferência de imprensa que Washington ignorou a oposição constante e as declarações solenes de Beijing e mais uma vez vendeu armas à região chinesa de Taiwan, violando gravemente o princípio de “Uma só China” e os três comunicados conjuntos sino-estadunidense.

A violação da soberania e dos interesses de segurança da China prejudicou gravemente as relações sino-estadunidenses, a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan e enviou um sinal muito errado às forças separatistas da “independência de Taiwan”, disse o porta-voz.

A China condena veementemente e opõe-se firmemente às sucessivas vendas de armas dos EUA a Taiwan, em apoio à teimosa insistência das autoridades do Partido Democrático Progressista na sua posição sobre a “independência de Taiwan”, sublinhou.

Lin observou que este fato demonstra mais uma vez que a maior ameaça à paz e à estabilidade no Estreito de Taiwan são as atividades separatistas das forças da “independência de Taiwan” e a conivência e apoio das forças externas lideradas pelos Estados Unidos.

O porta-voz enfatizou que a questão de Taiwan é o núcleo dos interesses centrais da China e uma linha vermelha intransponível nas relações sino-estadunidenses.

Ninguém deve subestimar a vontade firme e a forte capacidade da China de se opor à “independência de Taiwan” e de defender a soberania nacional e a integridade territorial, disse o funcionário.

A China exorta os Estados Unidos a respeitarem seriamente o princípio de “Uma China” e os três comunicados conjuntos sino-estadunidenses, a retirarem a sua decisão errada de vender armas a Taiwan e a deixarem de tolerar ações ilícitas por parte das forças que apoiam a “independência de Taiwan”, reiterou Lin.

O porta-voz alertou que a China tomará medidas decisivas e vigorosas para salvaguardar a sua soberania, segurança e integridade territorial.

mem/nvo/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES