Esse ciclo durará aproximadamente 93 dias e 16 horas e terminará em 22 de setembro, com o início do outono, disseram os cientistas ao site tutiempo.com.
As datas exatas dos solstícios e equinócios mudam de ano para ano, o que complica a comparação dos dados sazonais. O início do verão pode ocorrer em três datas diferentes do calendário, entre 20 e 22 de junho.
Esse início do verão é definido pelo instante em que a Terra passa pelo ponto de sua órbita a partir do qual o Sol tem sua declinação máxima ao norte. No dia em que isso acontece, o Sol atinge sua maior elevação acima do horizonte ao meio-dia e descreve o arco mais longo no céu. Como resultado, esse é o dia com o maior número de horas de sol no ano.
Além disso, durante vários dias, a altura máxima do Sol ao meio-dia parece não mudar e, por causa disso, o início do verão também é chamado de solstício de verão (do latim solstitium, ainda Sol).
As noites de verão, embora curtas, geralmente são as mais quentes do ano e, portanto, representam uma boa oportunidade para explorar o céu e, em 2024, durante o mês de julho, Mercúrio fará uma breve aparição, enquanto Vênus será visível bem baixo no horizonte a partir de agosto. Teremos que esperar até o início de setembro para ver Saturno surgindo no Leste ao anoitecer.
O céu antes do nascer do sol, por outro lado, começará a temporada com três planetas visíveis: Marte, Júpiter e Saturno, mas este último desaparecerá em meados de setembro com o brilho do amanhecer.
O início do verão no hemisfério norte coincide com o início do inverno no hemisfério sul.
mem/alb/bm