22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Documentário de destacado diretor cubano exibido na Nicarágua (+Fotos)

Documentário de destacado diretor cubano exibido na Nicarágua (+Fotos)

Manágua, 20 de jun (Prensa Latina) O documentário "A vida deixada para trás", do destacado diretor cubano Manuel Pérez Paredes, foi exibido na Cinemateca Nacional desta capital em homenagem ao 93º aniversário do general do Exército Raúl Castro.

O longa-metragem de duas horas e 20 minutos é o resultado da seleção de uma longa entrevista de cerca de 16 horas realizada por Pérez durante abril e maio de 2012 com Nikolai Sergeyevich Leonov, um oficial sênior aposentado da KGB soviética.

Com apenas 25 anos, em 1953, Leonov foi enviado para aprender espanhol no México e durante a viagem marítima conheceu pela primeira vez Raúl Castro, que regressava após participar em importantes reuniões em Viena e Bucareste.

Durante a apresentação do filme, o encarregado de negócios da embaixada cubana na Nicarágua, Sergio González, destacou que a história de Leonov o transcende porque sua vida está associada em alto grau à Revolução Cubana e a líderes como Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e Raúl Castro.

Numa sala muito lotada, o diplomata acrescentou que a vida de Leonov, que é também autor da biografia “Raúl Castro, um homem em Revolução”, está ligada a episódios importantes da política mundial e da história da América Latina.

“Com o documentário você aproveita a feliz circunstância em que o entrevistado e o entrevistador são magníficos conversadores; sem aparecer, conduzindo as perguntas, está Manuel Pérez Paredes, atrás das câmeras, quase invisível”, comentou González.

A exibição audiovisual do Prêmio Nacional de Cinema 2013 homenageou o 65º aniversário da fundação do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) e o 45º aniversário do triunfo da Revolução Popular Sandinista.

“É mais uma iniciativa que estamos desenvolvendo junto com a embaixada de Cuba na Nicarágua que materializa os estreitos laços de irmandade e amizade entre estes dois povos e que continuamos sempre trabalhando para o desenvolvimento da indústria cinematográfica”, explicou o codiretor da Cinemateca, Idania Castillo.

O responsável fez referência a Icaic e descreveu-o como um pilar fundamental na criação, preservação e divulgação do cinema e da cultura cubana.

“A sua obra permitiu ao cinema cubano transcender fronteiras e enriquecer o panorama cinematográfico internacional e ser reconhecido e admirado por todo o mundo”, sublinhou Castillo.

jf/ybv / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES