A afirmação foi feita pelo CEO da empresa asiática, Rui Chang, à frente de uma delegação, durante uma reunião com o Ministro de Estado de Transporte e Logística da Etiópia, Denge Boru.
Esse último enfatizou o compromisso de Adis Abeba de reduzir a poluição do ar, ampliando a disponibilidade de carros elétricos. Outro sinal desse compromisso é a participação ativa na Green Legacy Initiative (Iniciativa Legado Verde), que visa evitar a mudança climática plantando bilhões de mudas todos os anos, lembrou ele.
Boru saudou o anúncio da Foton Motor e destacou os incentivos fiscais oferecidos para estimular o crescimento do setor de carros elétricos. Ao colaborar com o grupo, a importação desses veículos e sua montagem no país criaria uma demanda substancial no mercado, enfatizou.
Além disso, com a construção da Grande Barragem da Renascença Etíope quase concluída, serão criadas condições mais favoráveis para o fornecimento de energia, acrescentou.
Por sua vez, Chang perguntou sobre as possíveis condições em termos de política e estratégia nacional para participar do setor de comercialização de carros elétricos na Etiópia. Em resposta, o ministro explicou as oportunidades disponíveis para o grupo.
Ele lembrou que o Foton Motors Group é especializado na produção de carros com eficiência energética e livres de poluição no setor de transportes e fez importantes contribuições no campo da pesquisa científica e tecnológica.
A empresa estatal chinesa, uma subsidiária do Beijing Automotive Group Co. Ltd., projeta e fabrica caminhões, ônibus e veículos utilitários esportivos.
mem/nmr/bm