O evento, batizado de Melhor Colombiano, contará com a participação de produtores rurais que oferecerão alimentos transformados de todo o país e terá o Brasil como país convidado.
Segundo a ministra da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Jhenifer Mojica, a produção camponesa, familiar e comunitária contribui com até 70 por cento dos alimentos que chegam às mesas dos lares colombianos.
“Tudo o que comemos é a base da economia popular, vem das mãos dos camponeses que em pequena escala sustentam a soberania alimentar.
Portanto, esta oportunidade é histórica para que mais pessoas conheçam o que fazem essas associações que estarão nesta feira e consolidem novas canais de marketing”, disse o funcionário.
Junto com a oferta de chocolates, cafés originais, laticínios, frutas amazônicas e pesqueiras, entre outras opções, o Mejor Colombiano terá uma rica agenda acadêmica e cultural para uma abordagem integral da agricultura camponesa, familiar e comunitária, informaram seus organizadores.
De todos os expositores, quase metade são liderados por mulheres, o que foi um esforço muito importante porque a desigualdade no setor é muito perceptível, destacou Mojica.
jf/ifs / fav