5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Paquistão confirma continuidade da exploração do lado sul da Lua

Paquistão confirma continuidade da exploração do lado sul da Lua

Islamabad, 20 de jun (Prensa Latina) O presidente da Comissão de Pesquisa Espacial e da Atmosfera Superior (Suparco), Yousuf Khan, confirmou a continuidade por parte do Paquistão e da China de sua missão ao lado sul da Lua, informou hoje um meio de comunicação paquistanês.

Antes da sessão de abertura da 67ª sessão do Comité das Nações Unidas para a Utilização Pacífica do Espaço Exterior, Yousuf Khan revelou a nova cooperação entre os dois países utilizando um rover na parte oculta do satélite natural, segundo a Associated Press do Paquistão.

O presidente da Suparco considerou o espaço exterior um património comum da humanidade e destacou a sua acessibilidade equitativa e não discriminatória.

Yousuf Khan apresentou também os avanços recentes do seu país, incluindo o lançamento de dois satélites com a colaboração de Beijing, que descreveu como bem sucedidos, um para a melhoria das comunicações, navegação na internet e comércio electrónico e outro no âmbito da missão lunar.

Segundo a APP, o cientista paquistanês participou na Conferência Lunar organizada pelo Gabinete das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior.

Neste evento, o presidente da Suparco discutiu o compromisso do Paquistão com a exploração do satélite natural e a cooperação internacional na investigação espacial.

No final de maio, o Paquistão lançou o seu primeiro satélite de comunicações multimissão e geoestacionário PakSat-MM1 do Centro Xichang na China, para melhorar a conectividade à Internet.

Este satélite, desenvolvido conjuntamente pela Suparco do Paquistão e pela Great Wall Industry Corporation da China, utiliza tecnologia avançada de alto desempenho para serviços de comunicação destinados a utilizadores comerciais e governamentais, beneficiando da promoção do comércio electrónico e da telemedicina.

De acordo com Suparco, a conquista, que demonstra as crescentes capacidades espaciais do Paquistão e a sua forte parceria com a China, veio na sequência da primeira missão lunar iCube Qamar do Paquistão, tornada possível no início deste mês.

jf/lrd / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES