Antes da sessão de abertura da 67ª sessão do Comité das Nações Unidas para a Utilização Pacífica do Espaço Exterior, Yousuf Khan revelou a nova cooperação entre os dois países utilizando um rover na parte oculta do satélite natural, segundo a Associated Press do Paquistão.
O presidente da Suparco considerou o espaço exterior um património comum da humanidade e destacou a sua acessibilidade equitativa e não discriminatória.
Yousuf Khan apresentou também os avanços recentes do seu país, incluindo o lançamento de dois satélites com a colaboração de Beijing, que descreveu como bem sucedidos, um para a melhoria das comunicações, navegação na internet e comércio electrónico e outro no âmbito da missão lunar.
Segundo a APP, o cientista paquistanês participou na Conferência Lunar organizada pelo Gabinete das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior.
Neste evento, o presidente da Suparco discutiu o compromisso do Paquistão com a exploração do satélite natural e a cooperação internacional na investigação espacial.
No final de maio, o Paquistão lançou o seu primeiro satélite de comunicações multimissão e geoestacionário PakSat-MM1 do Centro Xichang na China, para melhorar a conectividade à Internet.
Este satélite, desenvolvido conjuntamente pela Suparco do Paquistão e pela Great Wall Industry Corporation da China, utiliza tecnologia avançada de alto desempenho para serviços de comunicação destinados a utilizadores comerciais e governamentais, beneficiando da promoção do comércio electrónico e da telemedicina.
De acordo com Suparco, a conquista, que demonstra as crescentes capacidades espaciais do Paquistão e a sua forte parceria com a China, veio na sequência da primeira missão lunar iCube Qamar do Paquistão, tornada possível no início deste mês.
jf/lrd / fav