“A partir de 21 de junho de 2024, os cidadãos bolivianos poderão entrar no país sem a necessidade de solicitar vistos de turista ou visitante como pré-requisito para a entrada”, afirma a nota oficial do ministério.
A carta explica que a supressão foi realizada no contexto do princípio da reciprocidade e da promoção da integração das nações “como a mais alta expressão da Diplomacia Popular para a Vida”.
O Ministério das Relações Exteriores descreveu o fato como uma “conquista”, produto do diálogo bilateral, tangível após a assinatura do Acordo de Isenção de Vistos para Turismo ou Visitas com Passaportes Atuais ou Ordinários entre os governos de El Salvador e do Estado Plurinacional da Bolívia.
Por meio dessas ações da política externa boliviana, acrescenta o comunicado, “nosso passaporte adquire maior força, permitindo que os bolivianos entrem em um número maior de países (…)”.
O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia afirma que a abolição de vistos com El Salvador e outros acordos a serem implementados na região são passos para a integração total.
O anúncio coincide com um relatório do Ministério das Relações Exteriores de El Salvador que afirma que, a partir de sexta-feira, os cidadãos do país centro-americano poderão entrar no Estado Plurinacional sem a necessidade de solicitar vistos de turista ou visitante.
jha/jpm/bm