Cienfuegos, 21 jun (Prensa Latina) O ministro cubano de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), Eduardo Martínez, visitou o Centro de Estudos Ambientais de Cienfuegos (CEAC) como parte de seu programa de trabalho nessa província central, informaram hoje meios de comunicação locais.
Durante sua estada no CEAC, na noite de 20 de junho, o Ministro se reuniu com uma representação da equipe da instituição científica, especialmente os jovens, com quem discutiu várias questões institucionais.
Ele também visitou o Laboratório de Testes Ambientais do CEAC, onde pôde ver o potencial tecnológico e os equipamentos de primeira classe disponíveis no centro de pesquisa, acompanhado por Yarina Soto Herrera, delegada territorial da Citma.
O Centro de Estudos Ambientais (CEAC) contribui para o estudo de processos, avaliação e solução de conflitos ambientais e para o uso sustentável dos recursos naturais por meio do uso de técnicas avançadas, com um alto nível de preparação profissional.
No início deste mês, em Mônaco, o CEAC recebeu a placa que o credencia como “Centro Colaborador da Agência Internacional de Energia Atômica para a Aplicação de Técnicas Nucleares e Isotópicas no Estudo de Ecossistemas Costeiro-Marinhos na Região da América Latina e Caribe”. Durante mais de um quarto de século de existência, o CEAC gerou mais de 370 publicações científicas em revistas nacionais e internacionais de impacto, como resultado de diferentes projetos de pesquisa, e sua principal linha de pesquisa é o estudo de problemas e soluções ambientais em bacias e áreas marinhas costeiras.
rgh/sbd/bm